Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática 06/05/2026, celebrado no mês de maio, a PAAC Elenice Maria de Paula, em parceria com o professor Éder Almelim, promoveram uma sequência de atividades gamificadas durante o horário de almoço, envolvendo os estudantes em experiências lúdicas e desafiadoras. A ação destacou-se por valorizar metodologias ativas de aprendizagem, nas quais os alunos assumem papel protagonista na construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, concentração, tomada de decisão e trabalho em equipe. O ambiente descontraído favoreceu maior engajamento e reforçou a relação positiva dos estudantes com a Matemática.
A proposta teve como principais objetivos: estimular o interesse e a participação dos alunos na disciplina de Matemática; promover o desenvolvimento do pensamento lógico e estratégico por meio de jogos; incentivar a resolução de problemas de forma colaborativa; e ampliar as oportunidades de aprendizagem em espaços e tempos alternativos à sala de aula. Dessa forma, a iniciativa contribuiu para tornar o processo de aprendizagem mais significativo, dinâmico e alinhado às práticas pedagógicas contemporâneas.