Público Alvo: Toda a comunidade escolar com atividades desenvolvidas por diversos professores durantes as aulas nas salas.
Nome dos estudantes: (Envolvidos Diretamente com o Projeto no Produto Final)
Mirella Fernanda Guimarães Genovez – 6 Ano C
Rian Guedes Mendes da Costa – 7 Ano B
Julia Domingues – 9 Ano B
Maria Rafaely Santos de Araújo – 9 Ano B
Nome dos professores:
Maria Aparecida de Lima- Sala de Leitura
Rodrigo Tadeu Francisco- Arte
Cristiane Barbosa – Língua Portuguesa
Silvana Maria Barone Rossi – Língua Portuguesa
Hélio Sidney Jacomeli - História
Sônia Regina Mário Eugênio- História
Neidenalva Patrícia R. Martins- Protagonismo Juvenil
Maria Izabel S. Pereira – Língua Portuguesa – CGPAC
Givanildo José de Oliveira - CGPG
Nome do Trabalho: Adaptação da Obra “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus
Literatura utilizada: Obra: “Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada”
Autor(a): Carolina Maria de Jesus
Linguagens Artísticas Utilizadas: Artes Visuais, Teatro, Canto e Audiovisual.
Justificativa:
O projeto Biblioarte que visa dinamizar, incentivar o ambiente de leitura na escola e contribuir com a construção de valores como; respeito, tolerância, solidariedade, justiça e liberdade. Nesse sentido buscando contemplar a proposta para ano de 2022 de trabalhar com “Personalidades” aceitou-se o desafio de selecionar uma personalidade que representasse a superação das desigualdades sociais que enfrentamos atualmente.
Para tanto, nos alinhamentos, em nossa busca pela personalidade e considerando o que nos apresenta Luckesi (2011, pág. 87) que “os atos de ensinar e aprender dependem dos conteúdos que são ativados e utilizados”, a comunidade escolar abraçou o projeto com a escolha de “Carolina Maria de Jesus” que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
Diante da obra escolhida, deu-se início a etapa de divulgação e incentivo a participação dos estudantes, visando promover, estimular o protagonismo, o trabalho com o tema desigualdade, racismo entre outros e de conscientizá-los da importância das mensagens de valores para a vida que a obra da autora proporciona.
Habilidades:
Conclusão e Resultados:
O projeto Biblioarte envolveu esforço e engajamento de uma série de atores no ambiente escolar para alcançar o produto e evidentemente o sucesso. Lukesi, (2011, pág. 83) afirma que “quanto mais praticamos alguma coisa, mais hábeis nos tornamos nessa atividade”, e realmente podemos perceber a máxima dessa afirmativa no desenvolvimento desse projeto no qual aprendemos mais a cada ano.
Nesse contexto, os resultados que têm florescido a cada participação da escola, e não foram diferentes dessa vez. Lukesi, (2011, pág. 109) apresenta que “o desejo profundo, acompanhando de efetivo investimento, produz resultados positivos”, que podem ser notados por meio dos estudantes que se envolveram e desenvolveram o projeto com muita dedicação, empenho, de forma protagonista e colaborativa.
Assim concluímos que o Projeto Biblioarte trouxe maior engajamento e aprendizado, tanto para equipe quantos os estudantes que devem ser o centro do processo educacional de toda escola, além de contribuir e fortalecer o trabalho com valores fundamentais para a vida.