Público-alvo: Toda a comunidade escolar

Objetivo: A campanha do Outubro Rosa teve como intuito conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.

Competências Socioemocionais em Foco: Engajamento com Outros; Iniciativa Social; Resiliência Emocional; Tolerância à Frustação; Confiança; Empatia e Respeito.

Desenvolvimento: A escola é muito importante para a formação dos indivíduos, tendo então um papel significativo na compreensão da temática do câncer de mama. Essa ação buscou divulgar e incentivar a prevenção do câncer de mama entre a população feminina, de maneira que as meninas e adolescentes, alunas da rede pública estadual, incentivem familiares a realizarem os exames preventivos.

Desta maneira, foram desenvolvidas uma  série de apresentações por turmas onde estudantes do 8º A e 9º B apresentaram o que é o Câncer de Mama, deram exemplos, leram frases e poemas. No final foi apresentado um exemplo real de vivência de Câncer de Mama pela agente da escola Selma que deu seu depoimento em todas as apresentações incentivando os jovens a apoiarem seus familiares que passam ou que venham a passar pela doença e que também pratiquem o cuidado pessoal.

Quando? Durante todo o mês de outubro de 2024 com a culminância do projeto com as apresentações dia 19/10/2024

Avaliação: Participação ativa da comunidade escolar com alunos participando ativamente nas apresentações. Engajamento da equipe e participação ativa dos profissionais na pedagogia da presença com ampla campanha de valorização a vida com a prevenção do câncer de mama.