Objetivo:
Aprofundar conhecimentos a nível local, regional, nacional e global sobre questões que afetam a vida (biológica) e o planeta, e compreender como o pode ser utilizado em diferentes contextos e situações.
Propor soluções para problemas sociais, culturais e ambientais existentes em sua comunidade.
Identificar problemas ambientais locais provocados pela sociedade de consumo.
Fixar as placas de identificação das espécies de plantas que foram plantadas no ano de 2022.
Examinar casos de ações coletivas em prol do desenvolvimento sustentável.
Refletir sobre a necessidade da coleta seletiva para o tratamento dos resíduos sólidos.
Público Alvo: Alunos da Eletiva Eu Cuido e Você? - 8° e 9º anos.
Desenvolvimento: Área de Ciências da Natureza e Matemática / Área de Ciências Humanas.
Habilidades:
(EF09CI13) - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das ciências da natureza para propor ações coletivas e/ou individuais de mediação intervenção sobre problemas socioculturais e ambiental.
(EF05GE11) - Identificar e descrever problemas socioambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico entre outros), analisar as diferentes origens e propor soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. (EF08CI16) - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.