TÍTULO DO PROJETO: "Uma Viagem Ao Mundo De Anne Frank"
ANOS/SÉRIES ENVOLVIDOS: 9º ANOS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Sala de Leitura, e Aulas de Arte / História
OBJETIVO:
Favorecer que os estudantes leiam com domínio e diferentes gêneros textuais e compreendam a leitura em seus diversos objetivos;
Aperfeiçoar e valorizar os estudantes, através das linguagens artísticas e literárias, desenvolver as competências leitoras e escritoras;
Compreender que a experiência da leitura do Diário e Anne Frank como testemunho de um evento que a humanidade precisa evitar que ocorra novamente.
DESENVOLVIMENTO:
O Projeto “Uma viagem ao Mundo de Anne Frank” enfoca o ato de ler como ponto de partida. Estudar o Diário de Anne Frank que é um gênero textual pessoal, informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia e compreender sua relação com episódios envolvendo a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto foram realizadas esquetes nas aulas de história com um trecho do Diário de Anne Frank, fazendo um link com as disciplinas de arte e história que narrou os acontecimentos vivenciados por Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial, através de documentários sobre a vida de Anne Frank, o incentivo à leitura do livro e as características do gênero textual Diário, confecção de um painel com a Biografia e fotos de Anne Frank e de um Diário com as fotos dos alunos, no qual registraram frases motivacionais de suas autorias.
HABILIDADE: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático...; (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva; (EF07AR30) Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.
RESULTADOS OBTIDOS: Houve um grande interesse e engajamento dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos de gêneros literários e o incentivo à leitura da obra, desenvolvendo a habilidade leitora e escritora e socioemocional.