Objetivos:
Experimentar coletivamente práticas culturais no ambiente escola e resgatar práticas culturais históricas do Brasil ligadas ao período do carnaval
Vivenciar na comunidade escolar a cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas, sociedades e as artes.
Conhecer as origens do carnaval e como a celebração é feita ao redor do mundo;
Perceber como a evolução do carnaval brasileiro fez com que ele se consolidasse como o maior do mundo;
Desenvolver a linguagem oral e escrita; Estimular a imaginação; Desenvolver a percepção auditiva e rítmica;
Desenvolvimento: Professores da Área de Linguagens e Códigos
Justificativa: O estudante necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende abordar o carnaval a favor da experimentação e comunicação do estudante com este novo mundo, oferecendo á eles a oportunidade de conhecer, buscar e criar em meio à ludicidade.
Competência Geral da BNCC: Nº 3 Repertório cultural
Habilidades:
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Estabelecer relações entre as produções artísticas e as diferentes dimensões humanas: social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Resgatar a cultura local, reconstruindo conceitos e costumes, de forma a evidenciar sua importância.
(EF69LP06) Produzir e publicar ..., textos de apresentação e apreciação de produção cultural.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura...
Resultados: Valorização do patrimônio cultural brasileiro; Apoio ao processo de leitura e escrita (produção das poesias).